Como é ser aceito pela sua universidade dos sonhos

Apesar de toda a loucura do momento de marcar/fazer testes de proficiência, ir atrás de inúmeros documentos, traduzi-los, burocracia, burocracia, burocracia, além de ter que garantir aquela nota pra que o seu coeficiente de rendimento não caia e você perca a chance de participar do programa, uma hora chega O momento em que você deve começar a pensar em qual universidade quer estudar no exterior (isso se você já não sabe essa informação de cor).

Falando assim até parece que é extremamente fácil, rápido e certeiro. Pra quem já aplicou ou quem está por dentro do assunto, sabe que você pode demonstrar seu maior interesse, fazer uma lista de universidades por ordem de preferência, mas nem sempre, e, em alguns países, dificilmente, sua vontade será atendida. Bom, na Austrália um fator muito importante no que tange a escolha da universidade de destino é que, tendo um número reduzido de instituições participando do programa, as chances de o seu desejo ser aceito são maiores.

Sim, a University of New South Wales foi a minha primeira opção, e felizmente, fui alocada para ela de primeira! Mas por que escolhi a UNSW? Bom, na hora de escolher a universidade é importante checar tudo aquilo que é importante para você (suas prioridades), e isso abrange desde em que cidade deseja morar, que tipo de clima curte mais, até o que vai contar mais pro seu currículo, abrir mais portas, incentivar mais a pesquisa ou o estagio, por exemplo. Tudo isso deve sim ser pesado: apesar de toda a correria e do batalhão de informações, você deve destinar um tempo especial para avaliar para onde quer ir. Como?

Existem diversas maneiras. O boca a boca funciona bem, assim como as dicas aqui do nosso portal. Mas se você quer ir a fundo em algum aspecto, vale a pena recorrer aos sites das universidades. Eles geralmente são bastante completos, contando desde os detalhes mais simplórios até informações cruciais. Caso você ainda não esteja completamente satisfeito, você sempre pode usar o próprio site para encontrar um contato por email ou telefone, de modo que você poderá fazer maiores questionamentos e quem sabe ser direcionado para divisões especificas da universidade, as quais poderão sanar melhor suas duvidas. Sim, eles respondem email e entendem a louca situação de decidir a universidade, especialmente agora, depois de um número considerável de editais do CsF.

Dados curiosos sobre a UNSW, retirados do site www.unsw.edu.au

Dados curiosos sobre a UNSW, retirados do site www.unsw.edu.au

Como foi ser aceita exatamente onde eu queria? Na universidade dos meus sonhos? Jamais vou me esquecer do dia em que ao invés de e-mails em português, vindo de brasileiros que intermedeiam todo o processo, eu recebi um email totalmente em inglês de uma tal de Kate, que mais tarde descobri ser uma querida que muito ajuda os estudantes internacionais na UNSW, com carinho especial com brasileiros, hehe. Quase tive um treco! Simplesmente o email começava assim: “Obrigada por aplicar para o próximo semestre na UNSW. Favor ver em anexo uma cópia do seu CoE (Confirmation of Enrolment), que será necessário para que você aplique online para o seu visto australiano.” e terminava com “nos vemos logo logo aqui na UNSW”. SENSACIONAL!

CoE, confirmação de admissão na universidade de destino

CoE, confirmação de admissão na universidade de destino

Chegando lá, só constatei que tinha feito uma boa (na minha opinião, ótima) escolha. Além de ficar em Sydney, muito perto de praias maravilhosas, numa avenida que tem de tudo, a UNSW chama atenção também por outros motivos. Sim, é possível ficar melhor!!! Fazendo parte do Go8 (Group of eight) que é o grupo das oito universidades reconhecidas como as melhores da Austrália, ela conta com uma ampla gama de cursos reconhecidos por sua qualidade. Como não poderia deixar de ser, os professores são altamente qualificados (alguns com mais outros com menos didática, obviamente) e todos muito disponíveis e acessíveis. Quanto à pesquisa, a universidade é destaque em diversas áreas, como a de energia solar.

Além disso, a UNSW é moderna e inovadora. As salas de aula, laboratórios e bibliotecas são inspiradoras… SÉRIO! O ambiente permite que o aluno passe horas estudando sem ficar bitolado, e eu AMAVA isso lá! Tem praça de alimentação, academia, farmácia, clinica medica, quadras e campos, papelaria… E já que entramos nesse assunto, o campus é arborizado, convidativo, e por isso gincanas, reuniões, eventos dos mais variados tipos estão sempre acontecendo por toda parte… Um sonho!!!

Foto USNW

Gostaram das dicas? Querem saber mais sobre algo em específico? Adoraremos escrever com mais frequência e sobre assuntos cada vez mais interessantes e que possam ajudá-los. Se você estuda ou já estudou na UNSW, conta um pouquinho pra gente do que você acha da universidade e se concorda com o que falamos aqui! Se você é de outra universidade da Austrália, seria bacana a gente ouvir de você como é na sua instituição :)

Até a próxima =]

Sobre: Peirol Gomes

Aluno do último ano do curso de Engenharia de Gestão da UFABC. Fui estudante do Ciência sem Fronteiras na University of Alabama in Huntsville e também na Stanford University. Ao voltar do programa decidi criar uma forma de auxiliar os estudantes dele e criei o My CSF. Hoje, vejo o Ciência sem Fronteiras como uma das principais formas de transformação da sociedade brasileira. Apaixonado por empreendedorismo e por educação, sonho em melhorar o ensino universitário brasileiro a ponto de ver ele bem situado nos rankings internacionais.

Comentários

Deixe aqui seu comentário