Como fazer o seu currículo na Europa!

Essa matéria faz parte da série “COMO CONSEGUIR O ESTÁGIO DOS SEUS SONHOS”!

Existem outras matéria na série, para acessá-las, basta clicar no link abaixo:

Quer ficar por dentro de todas as notícias da série??? É fácil, curta a nossa página e se cadastre no nosso newsletter!

Ah, e não deixe de comentar caso goste do post!


Muitos CSFers questionaram sobre um modelo de currículo para alguns países como a Alemanha, a Irlanda, a França entre outros. Assim, fomos atrás de informações sobre um modelo padrão de currículo para os países europeus.

Com as dicas enviadas pelos bolsistas, conhecemos a plataforma Europass e é sobre ela que vamos falar um pouco hoje.

Num resumo geral, o Europass é uma plataforma que contém uma série de ferramentas para permitir que um pessoa consiga que suas habilidades e suas qualificações sejam facilmente entendidas em toda a Europa.

Iremos explicar a ferramenta de Curriculum Vitae criada por eles, na qual você insere suas informações e suas experiência profissionais e eles fornecem para você elas no formato de um currículo padrão e organizado, muito bem aceito por toda a Europa. A foto abaixo mostra um modelo de currículo disponível no site deles:

Modelo de Currículo - Europass (Fonte:Site Europass)

Modelo de Currículo – Europass (Fonte:Site Europass)

O primeiro passo é acessar o site deles e conhecer melhor a plataforma e quais os serviços que ela oferece. Isso é possível clicando AQUI.

O segundo passo é começar a fazer o seu currículo. Existem três diferentes maneiras de fazer isso:

  • Você pode criar o seu currículo totalmente online;
  • Você pode dar upload num currículo que você fez com eles anteriormente e adicionar coisas novas;
  • Você pode baixar o template e fazer o currículo no seu computador.

OBS: É possível também importar o seu currículo do Linkedin 😉 é só usar o botão “import”no canto direito superior

Recomendo fortemente que você crie um novo currículo no site deles mesmo, caso você não tenha um bem feito no LinkedIn, assim, você conseguirá ter algo de qualidade sem muito esforço e trabalho com a edição do mesmo.

E a partir de agora, é só seguir os nossos passos, não tem segredo algum, mas, vamos fazer isso de forma detalhada para evitar dúvidas. Para começar, clique AQUI.

1 – Clique em: (Create you CV online)

Fonte(Site Europass)

Fonte(Site Europass)

2 – Essa é a tela que você encontrará pela frente, a primeira coisa a fazer é escolher em qual idioma você fará o seu currículo. Você seleciona isso clicando no canto direto superior. No meu caso, farei esse exemplo em inglês.

(Fonte: Europass)

Fonte(Site Europass)

3 – Clique em “Fill in”, na frente do “Personal Information”, isso abrirá a janela abaixo.  Preencha com as suas informações e não esqueça de clicar em “Save” toda vez que terminar.

Personal Information

Fonte(Site Europass)

Screen Shot 2015-02-03 at 8.48.16 PM

Fonte(Site Europass)

4 – Clique em “Fill in” na frente “Job applied for” e preencha com as suas informações. Uma coisa bem legal do site é que ele e bem intuitivo e fornece sempre exemplos do que pode ser colocado em cada um dos campos.

Fonte(Site Europass)

Fonte(Site Europass)

5 – Repita o processo em “Work experience”, vale lembrar que nesse campo você tem a oportunidade de colocar, caso já tenha feito, algum trabalho voluntário, fora do Brasil isso é muito valorizado por recrutadores.

Fonte(Site Europass)

Fonte(Site Europass)

6 – Na parte “Education and Training” não esqueça de colocar tanto a universidade que você estuda no Brasil, quando a universidade que você está estudando durante o intercâmbio.

Screen Shot 2015-02-03 at 9.11.01 PM

Fonte(Site Europass)

7 – Preencha todos os outros campos.

8 – Quando terminar tudo, clique em “Download”, selecione a opção Curriculum vitae e clique em “Next”

9 – Sugiro que o download seja feito no formato Adobe PDF+Europass XML, assim você tem uma versão caso queira fazer novas alterações, clique em “Next” e salve o arquivo onde achar melhor =]

10 – Ao final de tudo, você terá o seu currículo pronto, num modelo padrão e bonito que ficará mais ou menos assim:

Screen Shot 2015-02-03 at 9.18.47 PM

Fonte(Site Europass)

E o mais importante de tudo isso, não se esqueça, para cada tipo de vaga, deve-se fazer um currículo diferente, com as habilidades e experiências mais relevantes para ela.


Aproveite e conheça a história de Caio Guimarães:

CAIO GUIMARAES - FACEBOOK

Sobre: Peirol Gomes

Aluno do último ano do curso de Engenharia de Gestão da UFABC. Fui estudante do Ciência sem Fronteiras na University of Alabama in Huntsville e também na Stanford University. Ao voltar do programa decidi criar uma forma de auxiliar os estudantes dele e criei o My CSF. Hoje, vejo o Ciência sem Fronteiras como uma das principais formas de transformação da sociedade brasileira. Apaixonado por empreendedorismo e por educação, sonho em melhorar o ensino universitário brasileiro a ponto de ver ele bem situado nos rankings internacionais.

Comentários

Deixe aqui seu comentário