Como é o processo para tirar uma carteira de habilitação – EUA

E ai, você já tirou sua carteira de habilitação no Brasil? Se sim, como foi a experiência? Quantas horas de aula teórica você teve que assistir? Quantas horas de aula prática você teve? E as provas como elas aconteciam?
Ah, uma coisa muito importante, as regras, os valores, as provas, entre outras coisas, podem variar muito de estado para estado. Assim, dê uma pesquisa antes. Nosso intuito com esse texto é mostrar a simplicidade do processo. Então, vamos lá =]

Durante meu intercâmbio nos EUA, tive a oportunidade de ter uma carteira de habilitação americana. Foi um belo teste pra mim de como o sistema americano funciona, além disso, ter esse documento me permitiu deixar todos documentos brasileiros (leia passaporte, identidade e carteira de habilitação) na gaveta e usar apenas esse documento americano em qualquer ocasião que precisasse de um.

driverslicense

Fonte (Arquivo Pessoal – Peirol)

Essa foto acima é da carteira que eles imprimem na hora, logo após o teste. Antes de mais nada, quero deixar claro, meu rosto não tem esses pontinhos pretos 😉 Eles só apareceram na versão de papel da carteira após ficar bastante tempo guardada. E uma coisa importante, após a validade ela não servia para muita coisa, eu não conseguia nem entrar em bares com ela, pois ela estava vencida. Nesse caso você precisa usar a versão que você recebe em casa em até 30 dias após a realização da prova.

Voltando para a carteira em si, para consegui-la, tudo ocorreu da forma mais tranquila possível. Primeiro, entrei no site do governo do meu estado, que naquele momento era o Alabama, e li sobre todo o processo. Para todos que tem interesse, é só você digitar  “nome do estado” + drivers license no google e você encontrará um link do próprio governo do estado, explicando o processo, exemplo (Alabama drivers license/ California drivers license), no caso do Alabama o site era esse (http://dps.alabama.gov/home/wfContent.aspx?ID=30&PLH1=plhHome-DriverLicense) – Por algum motivo o site do Alabama está fora do ar, mas se você quiser dar uma olhada, coloquei o do Colorado, outro estado que morei, AQUI

O processo de conseguir a carteira de habilitação nos EUA é composto por três provas:

1 – Prova de legislação
2 – Teste de visão
3 – Prova de direção

Comparando com o processo brasileiro, a única etapa que não encontrei por lá foi o teste psicotécnico que precisamos realizar nas terras tupiniquins. =]

ETAPA 1:
Sabendo dessas etapas a primeira coisa que cada pessoa deve fazer, é estudar a legislação vigente no seu estado. Para isso, é só digitar no google “nome do estado” + driver handbook e você encontrará o livro disponível para download gratuitamente. Você deve estudar em livro por conta própria, lá não existe a obrigatoriedade de se assistir aulas de legislação e quando você acha que está preparado, você deve ir até o departamento de trânsito local e realizar a prova.

É bem simples, você chega lá, se registra, paga uma taxa de 15 dólares e pode realizar o teste.

OBS 1: Para se registrar, além do passaporte, DS e outros documentos importantes, você precisa ter um SSN (Social Security Number), que é parecido com o CPF para gente aqui no Brasil, ou ter uma carta dizendo que você não tem um SSN. Caso você seja bolsista do Ciência sem Fronteiras e não tenha feito estágio “remunerado”, você normalmente se encaixa no público que não tem o SSN. Você precisa ir ao Social Security Office da sua cidade e pegar uma carta declarando que você não tem o SSN.

Voltando a falar sobre o teste, ele é feito em um computador. Ao sentar no computador que é indicado para você, você escolhe o idioma em que deseja fazer o teste, se eu não me engano, naquele momento ele era disponibilizado em inglês, chinês, espanhol e francês. Você responde cerca de 30 perguntas e precisa acertar cerca de 70%/80% delas, dependendo do estado.

Caso você não acerte o número mínimo de questões que eles pedem, você pode pagar uma taxa extra de 5 dólares e realizar o teste novamente, logo em seguida.
Caso você seja reprovado, você pode voltar no dia seguinte e tentar novamente. Caso você seja aprovado, você vai para a….

ETAPA 2:
A etapa 2 consiste apenas em verificar se você tem “visão” o suficiente para dirigir. Após fazer esse teste, ele verificarão se você deve ou não utilizar óculos ou lentes de contato para dirigir e ao final dessa etapa ocorre algo bem legal…
Você recebe uma carteira de habilitação provisória, uma versão impressa por eles, na hora, que permite você dirigir tendo uma pessoa com habilitada ao seu lado.
Isso mesmo, você pode dirigir na companhia de alguém habilitado, é assim que funciona a auto-escola por lá. Normalmente os adolescentes, com mais de 16 anos, tiram essa licença e o próprio pai/mãe ensina-os a dirigir.

Isso nos leva ao próximo passo…

ETAPA 3:

A etapa 3 é a prova de direção. Caso você tenha mais de 18 anos, você pode fazer a prova de legislação, o teste de visão e logo em seguida, já a prova de direção. Sim, você leu corretamente, você consegue fazer todos os teste em apenas um dia e sair com a sua carteira pronta.

Para realizar a prova de direção, você deve pagar uma taxa de 15 dólares, e uma coisa muito importante, você deve levar um carro para realizar a prova. Como não existe “auto-escola” (pelo menos da mesma maneira que ela existe no Brasil), cada pessoa deve ir para a prova com um carro que tenha seguro e você realizará a prova usando o seu carro.

A prova é bem simples, eles basicamente verificam se você sabe acelerar, freiar, trocar de marcha (algo raro, já que a maioria dos carros são automáticos lá), estacionar, parar no sinal de “STOP” e coisas básicas de direção. Uma pequena dica é prestar atenção em uma parte específica da prova, que é estacionar o carro em subidas e descidas. Nessa parte, é muito importante verificar se o local que você vai parar possui meio fio ou não, pois isso influencia na maneira que você deve posicionar os pneus do carro e é a maior causa de reprovação no teste.

Exemplo de como você deve deixar as rodas do carro quando estaciona em "morros" quando tem e quando não tem meio-fio

Exemplo de como você deve deixar as rodas do carro quando estaciona em “morros” quando tem e quando não tem meio-fio – Fonte https://www.dmv.ca.gov

Caso você seja reprovado no teste de direção, você pode tentar novamente no dia seguinte e caso você seja aprovado, eles imprimem um carteira de habilitação para você na hora, o qual é válido por até um mês e enviam o documento final para você através dos correios.

Uma pequena curiosidade, como acho que muitos já sabem, a pessoa nos Estados Unidos é considerada maior de idade quando atinge 21 anos, e eles tem uma maneira bem legal para mostrar isso na carteira de motorista. A carteira de habilitação dos menores de 21, tem o formato vertical, já a carteira dos maiores de 21 é no formato horizontal. Pode parecer besteira, mas quando você vai até algum lugar, como por exemplo um bar, o segurança não precisa ficar olhando a data de nascimento e fazendo as contas, ele apenas verifica se seu documento é na horizontal ou na vertical.

Exemplo de Carteira de Habilitação para menores de 21 e para maiores de 21

Exemplo de Carteira de Habilitação para menores de 21 e para maiores de 21

Observações rápidas e importantes:
– Os preços citados acima são referentes a 2012, quando tirei a habilitação. Eles podem ter sofrido alterações.
– Algumas pessoas dizem que é possível tirar a carteira nos EUA e caso você não tenha carteira no Brasil, você faz um “trâmite” e consegue validá-la, mas não sei como fazer isso.

E é isso… Num resumo rápido, essas são as principais diferenças:

  • Você não precisa assistir as aulas de legislação em uma escola conveniada, você estuda por conta própria e faz a prova;
  • Caso você reprove na prova de legislação, você pode tentar novamente no mesmo dia;
  • Caso você seja aprovado, você pode no mesmo dia tentar fazer a prova de direção;
  • Caso reprove na prova de direção, no dia seguinte você pode tentar novamente;
  • Você não precisa fazer aulas de direção. Ao passar na prova de legislação você recebe uma licença que te permite dirigir com alguém com experiência te acompanhando, dessa forma, os adolescentes (ou até mesmo adultos)  aprendem a dirigir com a ajuda de amigos/pai/mãe/familiares/etc.;
  • No Brasil o preço mínimo para tirar uma carteira de habilitação, é na faixa de 1000 reais. Nos EUA, com cerca de 30 dólares, você consegue ter sua carteira.

E ai, gostou do texto? Se tiver alguma dúvida que ficou é só deixar aqui que responderei com maior prazer.

Você acha que funcionaria no Brasil um sistema parecido com o dos EUA (explicado no texto), onde você não precisa de uma auto-escola durante o processo para tirar carteira?

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A nossa ideia com esse texto é compartilhar coisas que fora do Brasil e funcionam de uma maneira muito diferente. E você, já viu alguma coisa? Compartilhe com a gente!!! É só mandar um e-mail para contato@mycsf.com.br que explicaremos como fazer ter o seu texto aqui.

Sobre: Peirol Gomes

Aluno do último ano do curso de Engenharia de Gestão da UFABC. Fui estudante do Ciência sem Fronteiras na University of Alabama in Huntsville e também na Stanford University. Ao voltar do programa decidi criar uma forma de auxiliar os estudantes dele e criei o My CSF. Hoje, vejo o Ciência sem Fronteiras como uma das principais formas de transformação da sociedade brasileira. Apaixonado por empreendedorismo e por educação, sonho em melhorar o ensino universitário brasileiro a ponto de ver ele bem situado nos rankings internacionais.

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